A Yamaha celebra o 20.º aniversário da YZF-R1 com uma YZF-R1 de especificação GYTR com participação nas 8 horas de Suzuka

20 anos Yamaha.jpg

Ao longo de mais de duas décadas, as motos da série R da Yamaha têm liderado tanto dentro como fora das pistas em termos de performance, tecnologia e entusiasmo. Quer seja a prática YZF-R3 ou a revolucionária YZF-R1M, há um modelo Supersport para cada piloto. Chegou a sua oportunidade de se juntar à Yamaha e conhecer o MUNDO R da maneira mais emocionante de sempre.

2018 foi o ano de celebrar o 20º aniversário de um dos modelos mais icónicos na história das motos, a Yamaha YZF-R1. Este primeiro modelo, de 1998, revolucionou a engenharia das superbikes. A dimensão e o posicionamento do motor, a configuração das peças no quadro e o próprio quadro foram todos reinventados. Nas duas últimas décadas, a Yamaha tem continuado a utilizar a sua superbike que define os padrões da indústria como uma plataforma para a inovação, atingindo níveis de excelência sem precedentes na indústria das motos desportivas.

Para celebrar o 20.º aniversário da máquina inovadora, três equipas da Yamaha Racing participaram na lendária corrida de 8 horas de Suzuka com uma YZF-R1 com acabamento vintage vermelho e branco, as cores da YZF-R1 original de 1998. A bordo da edição especial das respetivas máquinas e com fatos de pele a condizer, a Yamaha Factory Racing Team, composta por Alex Lower, Michael van der Mark e Katsuyuki Nakasuga, empenhou esforços heróicos para garantir uma histórica 4.ª vitória consecutiva nesta prestigiada corrida de resistência.

Para assinalar este momento marcante e as duas décadas de liderança em termos de tecnologia de superbikes, a Yamaha Motor Europe tem o prazer de anunciar que irá lançar uma YZF-R1 GYTR de 2019 de edição limitada, pronta para as pistas. Esta edição do 20.º aniversário da corrida com participação nas 8 horas de Suzuka, incluindo uma vasta gama de produtos de performance GYTR® de competição, com tecnologia genuína da Yamaha, e outras peças de performance de série. A YZF-R1 GYTR destina-se apenas à utilização em pista.

O equipamento GYTR chave da YZF-R1 GYTR inclui um conjunto de cablagem elétrica de competição, ECU, CUU e acelerador de punho rápido. Esta moto de corrida exclusiva também inclui um conjunto de suspensões dianteiras Öhlins FGRT 219 de alta performance, amortecedor traseiro e de direção TTX36 GP totalmente ajustáveis, bem como um completo sistema de escape em titânio Akrapovič Evolution 2. Para proteger a moto, existem resguardos para o cárter e para os veios das rodas, produzidos pela Gilles Tooling.

Será também disponibilizada a opção de adicionar peças de competição que não são da Yamaha, especialmente selecionadas e instaladas por engenheiros de uma equipa parceira da Yamaha Racing oficial. É assegurado que cada moto será acabada com uma carenagem completa de competição, totalmente em carbono, com o acabamento icónico da corrida de 8 horas de Suzuka. Após a instalação, é efetuada uma rodagem do motor em banco de ensaio, com um dinamómetro, e a configuração do chassis é então personalizada, para que cada piloto esteja preparado para conquistar a pista. Esta é uma máquina para os verdadeiros fãs da competição.

A Yamaha Motor Europe irá lançar vinte unidades desta máquina exclusiva, uma por cada ano em que a YZF-R1 liderou o mundo das superbikes. O modelo apresentado na EICMA é um protótipo e os clientes terão acesso às especificações finais em detalhe, assim como ao preço, em meados de dezembro; nessa altura, os clientes poderão também reservar a respetiva YZF-R1 GYTR de 2019 online, antes de a comprar num concessionário oficial Yamaha. Todos os felizardos que conseguirem agarrar este exemplar único da história das motos receberão automaticamente acesso à Yamaha Racing Experience (YRE) de 2019, onde lhes será ensinado, por especialistas, como tirar o máximo partido da sua máquina de competição pronta para as pistas.